VII CHIP

O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) tem a satisfação de anunciar a sétima edição do Colóquio Nacional de Hipertexto (CHIP), a ser realizado on-line, no canal da TV Radiotec no YouTube e nas salas do Google Meet, nos dias 21 e 22  de outubro de 2021.

#TEMA

Do papel para o ecrã: a produção e a recepção de textos no ambiente digital

Desde que os computadores começaram a chegar aos locais de trabalho e residências no final século XX, os pesquisadores têm estudado os vários efeitos cognitivos da leitura de texto nos ecrâns em oposição às fontes de papel tradicionais, e muitas das descobertas têm implicações para aprendizagem. Estudos de Morineau et al. (2005) concluíram à medida que as ecrãns e outras mídias eletrônicas se tornam mais comuns, as pessoas irão cada vez ler como fazem os textos em papel (assumindo que a familiaridade com o meio de estudo é de fato um fator no comportamento de leitura), restringindo assim diferenças entre os usuários dos dois tipos de meios de estudo.

Mas não podemos esquecer que a tecnologia e a mídia digital oferecem novas maneiras de produção e recepção textual e também exigem que os(as) escritores(as) desenvolvam diferentes estilos, técnicas, habilidades, metodologias e convenções de comunicação entre eles e suas audiências. Os(as) autores(as) e seu público na era digital estão inclinados a se mover em direção a novas formas de letramentos, criando consciência e habilidades para escrita e leitura digital. Os produtores e receptores textuais devem estar cientes da importância e urgência com que precisam gerenciar seu legado digital e devem assumir o controle de seus ativos on-line, como textos em blogs, mídias sociais, dados digitais, documentos dentre outros.

#ATIVIDADES

Palestras (4)

Oficinas (4)

#CONVIDADAS(OS)

Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG)

Clarisse Gualberto

Cláudio Augusto Carvalho Moura (UFPI)

João Batista Bottentuit Junior (UFMA)

 Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani (IFB/Campus São Sebastião)

Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn (i9prof)

#PROGRAMAÇÃO

Conheça a programação provisória: https://bit.ly/36yeEXP

#PÚBLICO-ALVO

Estudantes(as) de ensino básico, técnico e tecnológico das modalidades presencial e a distância, de graduação, de pós-graduação, técnicos, professores(as), pesquisadores(as) de diversas áreas, como a Linguística, a Literatura, a Educação, a Psicologia, a Comunicação Social e a Tecnologia da Informação.

# CARGA HORÁRIA

10h

#INSCRIÇÕES

Pelo SIGAA/UFPI (de 9 de agosto a 17 de outubro de 2021)

Link: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/

Público Externo – leia as instruções aqui. (EM BREVE)

Público UFPI – leia as instruções aqui. (EM BREVE)

#CERTIFICAÇÃO

Os certificados serão disponibilizados em até 60 (sessenta) dias após a finalização do evento. A Coordenação encaminhará e-mail quando os mesmos estiverem prontos.

#COMISSÃO ORGANIZADORA

Giselda dos Santos Costa (IFPI/UESPI/PPGL)

José Ribamar Lopes Batista Júnior (LPT/CTF/UFPI)

Maria Goreth de Sousa Varão (UFPI)

Vânia Soares Barbosa (UFPI/GEMTE)

#REALIZAÇÃO

Universidade Federal do Piauí

Colégio Técnico de Floriano

Laboratório de Leitura e Produção Textual

#PARCERIA

Editora Parábola

Grupo de Pesquisa GEMTE/UFPI

Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPI

Programa de Pós-Graduação em Letras/UESPI

#CONTATO

Mais informações através do e-mail lpt@labproducaotextual.com