Polêmicas em Debate

POLEMICAS EM DEBATEALGUMAS CONSIDERAÇÕES: O Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) caracteriza-se pela oferta do ensino médio profissionalizante, entretanto, a grade curricular deve contemplar conhecimentos acadêmicos e profissionais. Tal realidade exige dos professores dinamicidade e flexibilidade para responder adequadamente aos anseios dos alunos que desejam, entre outros, concorrer ao vestibular e, mais recentemente, ao ENEM. Uma das ferramentas utilizadas na presente experiência foi a adoção do ensino de Língua Portuguesa por projeto. Neste, o foco está no desenvolvimento da competência argumentativa e da expressão oral.

OBJETIVO: Discutir temas polêmicos.

CONTEÚDOS: Leitura; Conhecimentos gerais; Oralidade; Argumentatividade.

SÉRIE: 2º ano do Ensino Médio

TEMPO ESTIMADO: 3 meses

METODOLOGIA: A atividade baseia-se nos conceitos de letramento (BARTON, 2007; HAMILTON, 2012) em que se considera como requisito para a utilização dos gêneros discursivos a ambientação dos sujeitos em práticas situadas. Assim, a etapa inicial envolve a apresentação do gênero debate regrado por meio do estudo em sala de aula e exibição de filme. Em seguida, adotando os conceitos de crítica social e ideologia (FAIRCLOUGH, 2001; THOMPSON, 1998) discutimos temas da atualidade para que os grupos se preparem. A terceira etapa visa o desenvolvimento da argumentatividade, uma vez que dever-se-á proceder a construção escrita dos argumentos. Para a quarta etapa – o debate –, verificamos os posicionamentos (favoráveis e contrários) aos temas propostos por meio de votação seguido da realização do debate. A ultima etapa consiste na divulgação das vivências e dos resultados no decorrer do projeto com atualização a cada debate.

REDES SOCIAIS

Facebook (https://www.facebook.com/polemicasemdebate)

5ª EDIÇÃO – ANO 2016

Questões: 1) Você concorda que a automedicação é perigosa?; 2) Você é a favor da descriminalização/legalização das drogas para consumo próprio?; 3) Você apoia/defende o projeto Escola Sem Partido?; 4) Você acredita que o Brasil deve aderir à prisão perpétua para punir assassinos, traficantes de drogas, políticos corruptos, entre outros?

4ª EDIÇÃO – ANO 2015

Questões: 1) A inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em escolas regulares é benéfica para seu processo de aprendizado?; 2) O comércio de órgãos e tecidos deve ser legalizado no Brasil?; 3) O conceito tradicional de família deve ser modificado?; 4) A educação domiciliar (possibilidade de os pais educarem seus filhos em casa) deve ser regulamentada no Brasil?

3ª EDIÇÃO – ANO 2014

Questões: 1) Consumir produtos piratas deve ser considerado tão grave quanto comercializá-los?; 2) As desigualdades sociais brasileiras provocam o aumento da violência urbana?; 3) A venda de armas para cidadãos sem antecedentes criminais deve continuar sendo permitida no Brasil?; 4) As vantagens que a internet proporciona compensam os problemas que ela pode provocar?; 5) A maioridade penal deve ser reduzida de 18 para 16 anos de idade como forma de combater a delinquência juvenil?

2ª EDIÇÃO – ANO 2013

Questões: 1) Restringir a propaganda de bebidas alcoólicas diminui o consumo?; 2) Quem consome drogas deve também ser responsabilizado pela violência do narcotráfico?; 3) Deveria ser permitido o trabalho de crianças e adolescentes menores de 14 anos para ajudar no sustento da família?; 4) Os detentos em regime fechado devem ter o direito concedido para ingressar no ensino superior, após a aprovação no processo seletivo?

1ª EDIÇÃO – ANO 2012

Questões: 1) A lei brasileira deve reconhecer a união de pessoas do mesmo sexo?; 2) O uso de telefones celulares nas escolas atrapalha o desempenho dos alunos?; 3) É justa a criação de cotas étnicas e/ou sociais nas universidades públicas?

  1. muito bom,minha professora disse que isso iria cair na prova e nem explicou oque era,agora ja sei

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s