Pipoca Cultural

PIPOCA CULTURALOBJETIVOS: Desenvolver práticas de leitura e escrita dos alunos a partir da utilização de produtos culturais (filme e livro) e de redes sociais (blog, twitter, youtube) como espaços de acesso e produção de diversos gêneros textuais e digitais (sinopses, fichas técnicas, resenhas, trailers, propagandas, posts, twetts, vídeos etc.).

CONTEÚDOS:  Leitura; Gêneros discursivo escritos e/ou orais; Técnica do Resumo; Argumentação.

SÉRIE:  Desde 2012, o projeto é desenvolvido, exclusivamente, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio Profissionalizante.

TEMPO ESTIMADO:  3 meses

JUSTIFICATIVA:  O projeto surgiu da necessidade de se revitalizar/qualificar nossa prática docente no ensino da língua materna (portuguesa), à medida que constatamos um distanciamento dos alunos em relação à leitura e à escrita escolar. Diante disso, criamos o projeto “Pipoca Cultural”, que tem por objetivo desenvolver práticas de leitura e escrita a partir do uso de produtos culturais na sala de aula em uma escola de ensino médio profissionalizante na cidade de Floriano/Piauí/Brasil. Essa abordagem justifica-se pelo grande e espontâneo interesse dos jovens pelos produtos culturais e pelas redes sociais, considerando que eles passam muito tempo assistindo filmes e seriados, ouvindo músicas, lendo livros temáticos (trilogias, séries etc.) e, principalmente, “navegando” nas redes sociais. Portanto, desenvolvemos um projeto de leitura e escrita articulando o uso de produtos culturais (CD, DVD, filme e livro) e de redes sociais (blog, twitter, youtube), enquanto espaços de acesso e produção de diversos gêneros textuais e digitais. Com isso, seria possível trabalhar vários aspectos do ensino de língua portuguesa, entre eles, a técnica do resumo, a argumentação, a crítica, a criatividade, a expressão verbal e corporal, a produção e mobilização de variados saberes que, em última análise, favorecem a qualificação das práticas de leitura e escrita dos alunos.

METODOLOGIA:  O projeto consiste na integração de diferentes mídias, digitais e impressas (CD, DVD, filmes, livros, redes sociais), como recurso pedagógico no ensino de língua portuguesa, compreendendo os seguintes procedimentos:

i) levantamento e escolha dos produtos culturais;

ii) exibição/leitura dos produtos culturais;

iii) elaboração, correção e reescritura de sinopses e fichas técnicas sobre os produtos;

iv) criação e realização de enquetes, através da internet, sobre a recepção dos produtos;

v) produção e apresentação de vídeos (propaganda sobre os produtos);

vi) elaboração de resenhas.

PRODUTO FINAL:  Catálogo de produtos culturais (filmes, cds, dvds e livros lançados recentemente no Brasil e no Exterior), com dicas, sinopses, fichas técnicas e curiosidades.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:  O projeto “Pipoca Cultural” é permanente e suas atividades deverão se desenvolver durante todo o processo, no entanto, os resultados da 1ª edição são bastante positivos. De fato os alunos têm um grande interesse pelos produtos culturais e pelas redes sociais, o que os mantiveram motivados durante todo o processo de planejamento, execução e apresentação dos trabalhos. Isso facilitou a realização das atividades e, do ponto de vista do ensino-aprendizagem, trouxe muitos benefícios para o desenvolvimento e a qualificação das práticas de leitura e escrita dos alunos. Eles perceberam que ler não se limita ao livro-texto, mas que um filme, por exemplo, está cheio de possibilidades de leitura, desde a sinopse até os créditos finais, passando pelas falas, imagens e sons que constituem a obra. Da mesma forma, compreenderam que a escrita não é só aquela que o professor exige na sala de aula, mas que suas frases, recados e mensagens postadas nas redes sociais também significam escrever. Além disso, o significativo interesse e motivação dos alunos revelam as possibilidades/potencialidades do uso de produtos culturais e das mídias digitais de modo geral no processo ensino-aprendizagem, especialmente a internet e suas ferramentas, instrumentos cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes. Contudo, o desempenho e os depoimentos dos alunos em relação ao projeto nos mostram que estamos no caminho certo e que, de alguma forma, as atividades que estão sendo desenvolvidas no “Pipoca Cultural” traduzem-se em aprendizagens significativas não somente na perspectiva da leitura e produção de textos, mas também da formação desses jovens de modo geral.

REDES SOCIAIS

YouTube (http://www.youtube.com/labproducaotextual)

6ª EDIÇÃO – ANO 2016

LIVROS: O Milagre (de Nicolas Sparks), A procura de Audrey (de Sophia Kinsella), O rouxinol (de Cristian Hannah), A mais pura verdade (de Dan Gemeinhart), Quase uma rockstar (de Matthew Quick), Eu fico louco (de Cristian Figueiredo), A herdeira (de Iara Kess), Um milhão de anos em um dia (de Greg Jenner), A menina feita de espinhos (de Fabiane Ribeiro), A garota no trem (de Paula Hawkins) e Time Fiasco (de Stephan Pastis)

FILMES: Pixel; Êpa, Cadê Noel; Descendentes; Victor Frankstein; Trocando os Pés

5ª EDIÇÃO – ANO 2015

LIVROS:

FILMES:

4ª EDIÇÃO – ANO 2014

LIVROS:

FILMES:

3ª EDIÇÃO – ANO 2013

LIVROS:

FILMES:

2ª EDIÇÃO – ANO 2012

CDs: Fina Estampa Internacional e Summer Eletrohits

DVDs: Chitãozinho e Xororó (Sinfônico) e Tânia Mara (Acústico)

FILMES: Assalto em Dose Dupla, Amizade Colorida, Árvore da Vida, O Palhaço e Pronto Para Amar

LIVROS: A destinada (de Cristin Cast), A grande esperança (de Ellen G. White), As esganadas (de Jô Soares), Avenida Paulista (de Luis Gê), Eles continuam entre nós (de Zibia Gasparetto) e O X da Questão (de Eike Batista).

1ª EDIÇÃO – ANO 2011

CDs: Ana Carolina (Perfil Volume 2), Jorge e Mateus (Festival de Verão em Salvador), Lifehouse (Smoke and Mirrors) e Lorran (Vou te adorar).

DVDsAvril Lavigne (The Best Damn Tour), Luan Santana (Ao vivo no Rio), Pretty Little Liars (Seriado) e Rosa de Saron (Horizonte Vivo Distante).

FILMES: 2012, Avatar, Bruna Surfistinha, Eclipse, Entre os muros da escola, Lembrança, Meu malvado favorito, A origem e A rede social.

LIVROS: A última música, Diário de uma paixão e Querido John (de Nicholas Sparks), Entre os muros da escola (de François Bégaudeau), Nada dura para sempre (de Sidney Sheldon), O semeador de ideias (de Augusto Cury), Parem de falar mal da rotina (de Elisa Lucinda), Politicamente Incorreto (de Danilo Gentili) e Sussurro (de Becca Fitzpatrick).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s