Pesquisas

pesquisaEM ANDAMENTO

  • PROJETO INTEGRADO MÚLTIPLOS LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2013 – 2020)

Descrição: O projeto busca, por meio de projetos pedagógicos, investigar o uso da internet e suas ferramentas e redes sociais – Polêmicas em Debate, dos produtos culturais como filmes, livros, CDs, DVDs – Pipoca cultural, da escrita oficial e argumentativa – Ação Legal e da Rádio escolar como recursos de desenvolvimento das práticas de leitura e escrita (letramento) de alunos da educação profissional e tecnológica nas aulas de Língua Portuguesa do Colégio Técnico de Floriano.

  • NAS ONDAS DO RÁDIO: VOZ, AGÊNCIA E LETRAMENTO (2013-2020)

Descrição: O projeto tem por finalidade investigar o uso da rádio escolar como recurso de desenvolvimento das práticas de leitura e escrita (letramento) de alunos do ensino médio profissionalizante nas aulas de Língua Portuguesa.

  • LETRAMENTOS PARA AGRICULTURA: CAMINHOS PARA SEGURANÇA NO USO E MANEJO DE AGROTÓXICOS EM COMUNIDADES DE PRODUTORES RURAIS FAMILIARES (2015 – 2018)

Descrição: O referido projeto propõe o diagnóstico sobre a habilidade leitora e especificamente da compreensão sobre a leitura e a escrita voltadas para a agricultura e, no segundo momento, a compreensão da cultura de uso e manejo do agrotóxicos dessas populações. Tais propostas visam elucidar sobre as razões do excesso de uso de agrotóxicos na região; se tal situação parte de um problema de habilidade na leitura e da escrita técnica própria e específica da agricultura ou se da ideologia e valores relacionados à prática de agrotóxicos. A partir das informações geradas na pesquisa de campo, observação, entrevistas e questionários propomos a análise da relação entre habilidade leitora e cuidados no manejo do agrotóxicos a fim de traçarmos um perfil dos produtores rurais familiares com maior incidência de intoxicação ou abuso no uso de agrotóxicos. Os resultados podem subsidiar os gestores públicos na definição das melhores estratégias de acompanhamento e orientação à essas famílias, bem como no controle ou monitoramento dos recursos ambientais.

  • CONCEITOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ETNOGRAFIA E LETRAMENTO (2014-2017)

Descrição: Para suprir as lacunas de projetos pedagógicos e conceitos, treinamento e recursos adequados, muitas escolas chegam a fazer tentativas de construção de pontes entre o conhecimento individual da vida diária e pedagógica de cada professor/a e as propostas de atividades para melhorar a inserção do aluno com deficiência nas salas regulares. A essas iniciativas particulares se somam as institucionais, como o intercâmbio com escolas especiais, Centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou instituições comunitárias ou até mesmo com outras escolas regulares inclusivas (que possuem Salas de Recursos Multifuncionais e/ou Núcleos de Apoio Pedagógico), seja para manter o aluno em dois espaços, seja para dar suporte a professores da classe regular em sua prática pedagógica. Assim, acreditamos na possibilidade de percepção do fenômeno social da inclusão, por meio da articulação teórica entre a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003) e a Teoria Social do Letramento (BARTON, 2006; BARTON E PAPEN, 2010; RIOS, 2009), na investigação de contextos educacionais inclusivos de Floriano. Tal compreensão permite-nos entrever em que medida a concepção de inclusão compartilhada nos espaços educacionais favorece ou dificulta a prática da inclusão, tanto a que ocorre de forma isolada, como aquela inserida na prática inclusiva do Ministério da Educação.

CONCLUÍDOS

  • O INCREMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DA REFORMA EDUCACIONAL: DISCURSOS E IDENTIDADES (2012-2015)

Descrição: O presente projeto tem por finalidade compreender como o processo de expansão da Educação Profissional e Tecnológica está sendo percebida no contexto do município de Floriano (PI) entre familiares, professores e jovens, objetivando-se: identificar o perfil das alunas e alunos do ensino técnico e tecnológico da rede federal de ensino da cidade de Floriano (PI); investigar as motivações sociais e econômicas estão presentes nas escolhas dos jovens pela educação profissional e tecnológica; investigar a percepção da família, dos jovens e dos professores acerca da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em observação, questionários e entrevistas. Esses dados são coletados/gerados na cidade Floriano/PI junto a alunos/as e professores/as de cursos técnicos e tecnológicos do Colégio Técnico de Floriano e do Instituto Federal do Piauí e familiares, bem como alunos do Programa Nacional de Acesso Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

  • APRENDENDO COM TEXTO, SOM E IMAGEM: REDES SOCIAIS, PRODUTOS CULTURAIS E LETRAMENTO DIGITAL EM SALA DE AULA (2012 – 2014)

Descrição: Neste projeto de pesquisa, que dá continuidade à pesquisa iniciada no PIBIC 2011/2012, busca-se investigar o uso da internet e suas ferramentas (redes sociais) em articulação com produtos culturais (filmes, livros, CDs, DVDs) como recurso de desenvolvimento das práticas de leitura e escrita (letramento digital) de alunos do ensino médio profissionalizante nas aulas de Língua Portuguesa, focando as seguintes questões: qual o perfil dos alunos do ensino técnico do Colégio Agrícola de Floriano quanto ao letramento digital? De que forma esses alunos se apropriam da internet e suas ferramentas (redes socais) e dos produtos culturais? Que práticas de letramento esses alunos desenvolvem a partir do uso das redes sociais e dos produtos culturais? Que gêneros textuais fundamentam as práticas de leitura e escrita desses alunos? Quais os limites e as possibilidades do uso da internet e suas ferramentas (redes sociais) e dos produtos culturais no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa?.

  • LETRAMENTOS DIÁRIOS E INCLUSÃO ESCOLAR EM FLORIANO/PI (2012-2013)

Descrição: objetivo de investigar os letramentos diários de alunos e alunas incluídos/as e, a partir dessa pesquisa, produzir atividades, recursos e metodologias capazes de tornar o ambiente escolar acessível às crianças e jovens especiais, por meio das novas tecnologias, das práticas em comunidade e da literatura infanto-juvenil.

  • DISCURSOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE FLORIANO/PI (2011-2012)

Descrição: O presente projeto teve por finalidade investigar os discursos e as práticas de letramento (práticas de leitura e escrita) no processo de inclusão de pessoas com deficiência em salas regulares de inclusão (SRI), bem como no atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais (SRM) na cidade de Floriano/PI.

  • GÊNEROS TEXTUAIS, DIGITAIS E REDES SOCIAIS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE (2011-2012)

Descrição: A inserção das novas tecnologias no âmbito das práticas escolares, no processo ensino-aprendizagem, na produção, reprodução e ressignificação de saberes configura-se como um importante problema científico do nosso tempo, cuja compreensão pode implicar diretamente na melhoria dos processos educativos escolares. Assim, neste projeto de pesquisa, questionou-se o uso da internet e suas ferramentas e suas implicações nas práticas de leitura e escrita de alunos do ensino médio profissionalizante, focando as seguintes questões: qual o perfil dos alunos do ensino técnico concomitante e subsequente do Colégio Técnico de Floriano quanto ao uso da internet e à prática de leitura e escrita? De que forma esses alunos se apropriam da internet e suas ferramentas? Quais os usos que esses alunos fazem da internet e suas ferramentas? Que práticas de leitura e escrita esses alunos desenvolvem a partir do uso da internet e suas ferramentas? Que gêneros textuais fundamentam as práticas de leitura e escrita desses alunos? Quais as implicações do uso da internet e suas ferramentas no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita desses alunos?.

Atualizado em 30/12/2016, às 14h20.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s