LPT lança edições da revista Cais Cultural em Amarante e Oeiras

No dia 12 de outubro, o Café Oeiras e a Câmara de Vereadores de Amarante foram os cenários escolhidos pelo Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) para o lançamento das edições 12 e 13, respectivamente, da Revista Cais Cultural ,produção que evidencia as potencialidades turísticas e culturais das cidades de Oeiras e Amarante. O coordenador do projeto e os estudantes do 3º ano do Colégio Técnico de Floriano, responsáveis pela produção da revista, participaram do momento solene.

De acordo com o professor, editor e coordenador do projeto, Ribamar Jr., “o projeto funciona desde 2017, e realizávamos edições apenas sobre a cultura, as artes e a educação do município de Floriano. Este ano, resolvemos explorar outros municípios do estado do Piauí, a exemplo de Amarante e Oeiras. Assim, vamos descobrindo muitas riquezas que essas cidades possuem e ainda não são exploradas.”

Para a aluna Fernanda Martins Santana, do 3º ano do curso de Agropecuária, do Colégio Técnico de Floriano (CTF), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), a história de Amarante precisa ser conhecida por todos. “Foi incrível produzir esse trabalho sobre Amarante porque aqui tem muitas histórias a serem contadas. Eu acho que o município deveria explorar mais no turismo, por ser uma cidade incrível, e as pessoas deveriam vir aqui para conhecer”.

O aluno Jarod Mateus, do 3º ano do curso de Informática, que participou da produção da revista sobre Oeiras, afirmou que ficou impressionado com a história e riqueza da cidade.

Durante o lançamento, as guias turísticas Joselene Ferreira (representante da Associação dos Condutores de Visitantes de Amarante) e Franciane (representante da Associação dos Condutores de Turismo de Oeiras) foram homenageadas pela equipe e pelo coordenador com placas que retratam o reconhecimento da equipe pelo apoio e suporte na produção da revista.

Em Amarante, o momento solene de lançamento da revista contou com a presença marcante do Mirim Cidadão de Amarante, que também aproveitou para conhecer informações sobre o município a partir da revista produzida, acompanhados do cabo Giordano, do sargento Lopes e da coordenadora Lorena Lopes. Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura esteve no evento representada pelos servidores, Sônia Setúbal, Laya Sousa e pelo cerimonialista Oliveira Marrom.

Em Oeiras, o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira esteve presente no lançamento da edição sobre a cidade.

O leitor pode degustar as edições no link a seguir: https://labproducaotextual.com/projetos-de-leitura/outros-projetos/

 

Com informações do jornalista Denison Duarte.

Confiram aqui a reportagem original.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás) Apoio: CNPq e Parábola Editorial

Posted on 26 de Outubro de 2019, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s