LPT lança edições da revista Cais Cultural em Amarante e Oeiras

No dia 12 de outubro, o Café Oeiras e a Câmara de Vereadores de Amarante foram os cenários escolhidos pelo Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) para o lançamento das edições 12 e 13, respectivamente, da Revista Cais Cultural ,produção que evidencia as potencialidades turísticas e culturais das cidades de Oeiras e Amarante. O coordenador do projeto e os estudantes do 3º ano do Colégio Técnico de Floriano, responsáveis pela produção da revista, participaram do momento solene.

De acordo com o professor, editor e coordenador do projeto, Ribamar Jr., “o projeto funciona desde 2017, e realizávamos edições apenas sobre a cultura, as artes e a educação do município de Floriano. Este ano, resolvemos explorar outros municípios do estado do Piauí, a exemplo de Amarante e Oeiras. Assim, vamos descobrindo muitas riquezas que essas cidades possuem e ainda não são exploradas.”

Para a aluna Fernanda Martins Santana, do 3º ano do curso de Agropecuária, do Colégio Técnico de Floriano (CTF), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), a história de Amarante precisa ser conhecida por todos. “Foi incrível produzir esse trabalho sobre Amarante porque aqui tem muitas histórias a serem contadas. Eu acho que o município deveria explorar mais no turismo, por ser uma cidade incrível, e as pessoas deveriam vir aqui para conhecer”.

O aluno Jarod Mateus, do 3º ano do curso de Informática, que participou da produção da revista sobre Oeiras, afirmou que ficou impressionado com a história e riqueza da cidade.

Durante o lançamento, as guias turísticas Joselene Ferreira (representante da Associação dos Condutores de Visitantes de Amarante) e Franciane (representante da Associação dos Condutores de Turismo de Oeiras) foram homenageadas pela equipe e pelo coordenador com placas que retratam o reconhecimento da equipe pelo apoio e suporte na produção da revista.

Em Amarante, o momento solene de lançamento da revista contou com a presença marcante do Mirim Cidadão de Amarante, que também aproveitou para conhecer informações sobre o município a partir da revista produzida, acompanhados do cabo Giordano, do sargento Lopes e da coordenadora Lorena Lopes. Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura esteve no evento representada pelos servidores, Sônia Setúbal, Laya Sousa e pelo cerimonialista Oliveira Marrom.

Em Oeiras, o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira esteve presente no lançamento da edição sobre a cidade.

O leitor pode degustar as edições no link a seguir: https://labproducaotextual.com/projetos-de-leitura/outros-projetos/

 

Com informações do jornalista Denison Duarte.

Confiram aqui a reportagem original.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás) Apoio: CNPq e Parábola Editorial

Posted on 26 26+00:00 Outubro 26+00:00 2019, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s