Laboratório de Leitura e Produção Textual do CTF/UFPI realiza aula prática em Amarante e Oeiras

O Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) realizou ações através do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq), junto a alunos do 3º ano de Agropecuária e Informática, que visitaram a Comunidade Quilombola Mimbó, localizada na cidade de Amarante/PI, no dia 7 de abril. O objetivo da visita consistiu em conhecer a história e a cultura da comunidade negra, para produção da edição 11 (Volume 3, Número 3) da Revista Cais Cultural, projeto ligado ao Laboratório.

Para o aluno Weverton Aragão, “a viagem para o Mimbó foi uma experiência inovadora, pois permitiu sair e quebrar o pensamento que havia a respeito do local. Conhecer a cultura, costumes, crenças e o modo de viver mostraram uma comunidade rica em uma tradição que, infelizmente, está sendo perdida nos dias atuais. Poder ver de perto todos os desafios que o povo passa diariamente, a luta para manter a tradição viva, me fizeram refletir um pouco sobre o meu jeito de viver, dando mais valor às coisas locais”, afirma Weverton.

Cartaz da campanha de conscientização.

Durante a visita, o grupo constatou necessidades da população e resolveu lançar uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais escolares com o apoio do Grêmio Estudantil José Ribamar Leal. A ação também fez parte de uma das atividades da Semana de Linguagem: escolha da garota e do garoto CTF. Para o Diretor de Cultura, o estudante Jairan Azevedo, “a arrecadação surgiu com o propósito dos candidatos serem analisados, não apenas pela beleza, mas pelo empenho e atitude de ajudar o próximo. Ser solidário é uma forma de ajudar o próximo, bem como ter uma relação escola e sociedade”, diz Jairan.

Entrega dos exemplares da revista Cais Cultural e dos alimentos e materiais escolares arrecadados.

Coordenador do LPT, estudantes do 3º ano e representantes da comunidade Mimbó.

Capa da edição 11 da revista Cais Cultural

Em 28 de junho, o grupo retornou à Comunidade Mimbó para realizar a entrega de exemplares da Revista Cais Cultural e dos alimentos e materiais escolares arrecadados. Para o Coordenador do LPT, Prof. Ribamar Jr, “é essencial a devolutiva para a comunidade feita pelos estudantes, para ajudar na compreensão do valor do trabalho feito em sala de aula e na participação de forma efetiva e cidadã das diversas demandas da sociedade”.

Professor Ribamar Jr e estudantes do 3º do Colégio Técnico de Floriano no cais do Rio Parnaíba, em Amarante.

Professor Ribamar Jr e estudantes do 3º do Colégio Técnico de Floriano na fábrica da Cachaça Lira, em Amarante/PI.

Na ocasião, a equipe conheceu a história, cultura, arte e religiosidade da terra do príncipe da literatura piauiense e autor do hino do estado do Piauí, o poeta Da Costa e Silva. Além disso, foram visitados a fábrica da Cachaça Lira e o Eco Park, temas da edição 13 (Volume 4, Número 1) da Revista Cais Cultural. A aluna Maria Angélica, participante da visitação, fala sobre o aprendizado adquirido com a aula prática. “Ir em Amarante foi uma experiência muito grandiosa, pois é sempre muito bom conhecer novos lugares e novos costumes. Lá se trata de uma cultura muito rica e encantadora. Foi simplesmente incrível e de um aprendizado enorme”, completa a estudante.

Já nos dias 29 e 30 de junho, o LPT esteve na cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, por conta da organização da edição 12 (Volume 3, Número 4) da revista. Dois dias de muitas informações e conhecimentos sobre história, cultura, preservação do patrimônio, museologia e arquivologia.

Professor Ribamar Jr e estudantes do 3º do Colégio Técnico de Floriano na cidade de Oeiras/PI.

Casa das 12 janelas, em Oeiras/PI.

Confira outra fotos:

Matéria publicada originalmente no site da Universidade Federal do Piauí.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás) Apoio: CNPq e Parábola Editorial

Posted on 11 11+00:00 Julho 11+00:00 2019, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s