Laboratório de Leitura e Produção Textual do CTF/UFPI realiza aula prática em Amarante e Oeiras

O Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) realizou ações através do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq), junto a alunos do 3º ano de Agropecuária e Informática, que visitaram a Comunidade Quilombola Mimbó, localizada na cidade de Amarante/PI, no dia 7 de abril. O objetivo da visita consistiu em conhecer a história e a cultura da comunidade negra, para produção da edição 11 (Volume 3, Número 3) da Revista Cais Cultural, projeto ligado ao Laboratório.

Para o aluno Weverton Aragão, “a viagem para o Mimbó foi uma experiência inovadora, pois permitiu sair e quebrar o pensamento que havia a respeito do local. Conhecer a cultura, costumes, crenças e o modo de viver mostraram uma comunidade rica em uma tradição que, infelizmente, está sendo perdida nos dias atuais. Poder ver de perto todos os desafios que o povo passa diariamente, a luta para manter a tradição viva, me fizeram refletir um pouco sobre o meu jeito de viver, dando mais valor às coisas locais”, afirma Weverton.

Cartaz da campanha de conscientização.

Durante a visita, o grupo constatou necessidades da população e resolveu lançar uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais escolares com o apoio do Grêmio Estudantil José Ribamar Leal. A ação também fez parte de uma das atividades da Semana de Linguagem: escolha da garota e do garoto CTF. Para o Diretor de Cultura, o estudante Jairan Azevedo, “a arrecadação surgiu com o propósito dos candidatos serem analisados, não apenas pela beleza, mas pelo empenho e atitude de ajudar o próximo. Ser solidário é uma forma de ajudar o próximo, bem como ter uma relação escola e sociedade”, diz Jairan.

Entrega dos exemplares da revista Cais Cultural e dos alimentos e materiais escolares arrecadados.

Coordenador do LPT, estudantes do 3º ano e representantes da comunidade Mimbó.

Capa da edição 11 da revista Cais Cultural

Em 28 de junho, o grupo retornou à Comunidade Mimbó para realizar a entrega de exemplares da Revista Cais Cultural e dos alimentos e materiais escolares arrecadados. Para o Coordenador do LPT, Prof. Ribamar Jr, “é essencial a devolutiva para a comunidade feita pelos estudantes, para ajudar na compreensão do valor do trabalho feito em sala de aula e na participação de forma efetiva e cidadã das diversas demandas da sociedade”.

Professor Ribamar Jr e estudantes do 3º do Colégio Técnico de Floriano no cais do Rio Parnaíba, em Amarante.

Professor Ribamar Jr e estudantes do 3º do Colégio Técnico de Floriano na fábrica da Cachaça Lira, em Amarante/PI.

Na ocasião, a equipe conheceu a história, cultura, arte e religiosidade da terra do príncipe da literatura piauiense e autor do hino do estado do Piauí, o poeta Da Costa e Silva. Além disso, foram visitados a fábrica da Cachaça Lira e o Eco Park, temas da edição 13 (Volume 4, Número 1) da Revista Cais Cultural. A aluna Maria Angélica, participante da visitação, fala sobre o aprendizado adquirido com a aula prática. “Ir em Amarante foi uma experiência muito grandiosa, pois é sempre muito bom conhecer novos lugares e novos costumes. Lá se trata de uma cultura muito rica e encantadora. Foi simplesmente incrível e de um aprendizado enorme”, completa a estudante.

Já nos dias 29 e 30 de junho, o LPT esteve na cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, por conta da organização da edição 12 (Volume 3, Número 4) da revista. Dois dias de muitas informações e conhecimentos sobre história, cultura, preservação do patrimônio, museologia e arquivologia.

Professor Ribamar Jr e estudantes do 3º do Colégio Técnico de Floriano na cidade de Oeiras/PI.

Casa das 12 janelas, em Oeiras/PI.

Confira outra fotos:

Matéria publicada originalmente no site da Universidade Federal do Piauí.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás) Apoio: CNPq e Parábola Editorial

Posted on 11 de Julho de 2019, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s