Lançamento de Livro

O livro “Discurso, memória e inclusão social”, organizado pelos professores João Benvindo de Moura, José Ribamar Lopes Batista Júnior e Maraísa Lopes, foi lançado oficialmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI), no dia 17 de dezembro de 2015 (quinta-feira), na livraria Anchieta, em Teresina, Piauí.

01

Organizadores do livro (da esquerda para direita): Ribamar Jr, Maraísa Lopes e João Benvindo

Segundo a Professora Maraisa Lopes, o livro se propõe a fazer uma análise linguística de discursos diversos, agrupados em dois eixos. “A memória (aqui considerada como interdiscurso, saber discursivo que torna possível o dizer) e a inclusão social (entendida como o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade). Nesta perspectiva, são analisados discursos midiáticos (revistas Veja, Vip, Men’s Health Brasil, Cláudia e Nova, além do site de relacionamentos POF), publicitários (Calvin Klein Jeans, Diesel, outdoors sobre profissionais do sexo em Teresina), literários (obras piauienses como Um manicaca e Teodoro Bicanca, e estrangeiras como Le cri de la mouette), musicais (Como nossos pais, de Belchior), religiosos (pronunciamentos do Papa Francisco), além de discursos provenientes do ambiente escolar que suscitam discussões em relação à homofobia, educação inclusiva, entre outras temáticas”, frisou.

04

Público presente no lançamento do livro.

De acordo com os organizadores, a primeira tiragem de 100 exemplares foi insuficiente. “Não esperávamos uma procura tão grande. Já estamos providenciando uma nova tiragem”, informa o coordenador recém-eleito do NEPAD, Prof. Ribamar Júnior.

02

Membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI)

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás) Apoio: CNPq e Parábola Editorial

Posted on 31 31+00:00 Dezembro 31+00:00 2015, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s