Participação em Congresso – Parte 4

Nos dias 28 a 30 de maio de 2014, aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) O II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, no Campus Coração Eucarístico. O evento contou com a presence de vários pesquisadores renomados na área: Ana Elisa Ribeiro (Cefet MG), Vera Menezes (UFMG), Roxane Rojo (Unicamp), Magda Soares (UFMG), Adail Sobral (UCPel), Sírio Possenti (Unicamp), dentre outros.

DSC04429

Mesa-redonda sobre Linguagem e Tecnologia: Vera Menezes (à esquerda), Sandra Cavalcante (ao centro) e Ana Elisa Ribeiro (à direita).

Veja a programação do evento.

O coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CTF), Prof. Ribamar Batista, participou do evento apresentando o trabalho Linguagens, Tecnologias e Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Médio Profissionalizante (sobre os projetos didáticos desenvolvidos no LPT) no Simpósio Temático “Formação continuada de professores da Educação Básica: desafios no ensino de Língua Portuguesa”, coordenado pelas professoras Ana Maria de Mattos Guimarães (Unisinos) e Delaine Cafiero (UFMG).

DSC04436

Participantes do Simpósio Temático.

Resumo do trabalho apresentado:

Neste trabalho, buscamos a reflexão sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais e das redes sociais como recursos didático-pedagógicos, tendo em vista o amplo engajamento dos jovens nessas práticas de letramento que permeiam os espaços virtuais e escolares. Para tanto, baseados nos conceitos dos Novos Estudos do Letramento e de prática social (Street 2001; Barton, 2006; Rios, 2009; FAIRCLOUGH, 2001, 2003; BUNZEN E MENDONÇA, 2013) desenvolvemos algumas atividades no Colégio Técnico de Floriano/UFPI, voltadas para o Ensino Médio Profissionalizante, no período de 2011 a 2013, nos cursos de Agropecuária e Informática. Utilizando o espaço virtual da internet e das redes sociais foram propostos os seguintes projetos didáticos: i. Pipoca Cultural: trabalhamos com produtos culturais – CD, DVD, filme e livro; ii. Polêmicas em Debate; iii. Projeto Redescobrindo os Clássicos/Sarau Literário: promovemos a releitura de clássicos da literatura brasileira e portuguesa; iv. Ação Legal: enfoque na Cidadania e, por fim, v. Radiotec: rádio escolar online. A metodologia adotada nos cinco projetos compreendeu a vivência de novas práticas e experiências nas quais os/as alunos/as assumiram papeis protagonistas, que compreendiam a reconstrução identitária dos mesmos. As atividades de leitura, discussões de textos; elaboração, correção e reescritura de diferentes gêneros textuais como e-mail, roteiro, sinopse, ficha técnica, resenha, propaganda, relatório, pauta radiofônica, cartazes, folders entre outros, criação de blogs, de canal no YouTube e perfis no Facebook, Twitter, SoundCloud e no Flickr; realização de enquetes; apresentação e publicação das atividades nas redes sociais; e avaliação (oral e escrita) dos projetos permearam as atividades propostas. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa dos alunos enquanto leitores eficientes, críticos e atuantes, indicando que os usos didático-pedagógicos das redes sociais podem favorecer e facilitar o ensino, quando partimos de práticas já consolidadas entre os jovens, ressignificando seu papel e a visão da informática/Internet, pela ampliação da competência argumentativa e da expressão oral.

Palavras-chave: Linguagens. Tecnologias Digitais. Ensino Médio Profissionalizante.

Além disso, o professor Ribamar participou da reunião e gravação do programa Enchendo a Linguística do (novo) parceiro Redigir, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob coordenação da professora Carla Coscarelli.

DSC04438

Equipe do Programa Enchendo a Linguística.

Confiram aqui mais fotos da viagem para Minas.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás)

Posted on 2 de Junho de 2014, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s