Projeto Ação Legal: 2ª Etapa do Ciclo de Atividades e Palestras

Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro de 2013, o Laboratório de Leitura e Produção Textual, em parceria com as turmas de 3º ano de Agropecuária e Informática, realizou a segunda etapa do Ciclo de Atividades e Palestras do projeto Ação Legal para conscientizar a comunidade escolar sobre diversos problemas sociais. A atividade foi realizada no pátio do Colégio Técnico de Floriano.

DSC01836

Exibição de vídeos (Foto: Ribamar Batista).

No dia 30 de setembro, a Campanha Vida Sim, Cigarro Não exibiu vídeo informativo sobre as principais doenças causadas pelo cigarro. Além disso, apresentou o vídeo institucional da campanha promovida pelo grupo. Por fim, realizou dinâmica com perguntas sobre os vídeos.

Exibição de vídeos.

Exibição de vídeos (Foto: Ribamar Batista).

No dia seguinte (1/10), a campanha Faça de Uma Parte Sua, a Vida de Alguém, que aborda a temática da doação de órgãos, também exibiu vídeos para conscientizar as pessoas da importância não somente da doação de sangue, mas que há uma enorme fila de espera por órgãos. Na oportunidade, o grupo exibiu a inovadora e emocionante campanha elaborada pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Desfile com vários personagens.

Desfile com vários personagens (Foto: Ribamar Batista).

No terceiro dia (2/10), pela manhã, a Campanha DST’s – conhecer para se proteger realizou um desfile, em que os/as alunos/as estavam fantasiados/as, para conscientizar que as doenças sexualmente transmissíveis não escolhem grupos, profissionais, idade, cor, raça. O desfile contou com presenças ilustres: a piriguete, a empregada doméstica, o jogador de futebol, o modelo, o aluno, a socialite, a enfermeira, a Miss CTF, a DJ, a patricinha e a participação especial da Drag Queen Betty Grapetty, arrancando suspiros e aplausos da galera.

Resultado da pesquisa sobre IMC e dinâmica com perguntas.

Resultado da pesquisa sobre IMC e dinâmica com perguntas (Foto: Ribamar Batista).

Na parte da tarde, a campanha Obesidade – muito além do peso, que trata de um grande problema de saúde coletiva do século XXI, apresentou os resultados da pesquisa do cálculo do IMC realizada na 1ª etapa, em que mostrou que os alunos participantes estão abaixo do peso e as alunas, com a pressão arterial alta, ou seja, mais estressadas. Além disso, exibiu vídeos e, em seguida, convidou alguns alunos para responder perguntas. Os/as vencedores/as ganharam frutas e salada de frutas.

Dinâmica da filha abandonada à procura do pai.

Dinâmica da filha abandonada à procura do pai (Foto: Ribamar Batista).

No quarto dia do Ciclo (3/10), pela manhã, uma dinâmica foi promovida pela campanha Jovem Prudente, Sexo Consciente, em que uma criança abandonada estava à procura do pai. A atividade teve por objetivo refletir que a gravidez indesejada não é culpa somente da garota/menina.

Demonstração de como criar uma ecobag.

Demonstração de como criar uma ecobag (Foto: Ribamar Batista).

Já na parte da tarde, a Campanha Ecobags – por uma vida mais sustentável exibiu o vídeo da campanha elaborado pelo grupo, demonstrou o processo de criação de uma ecobag. No final, realizou o sorteio de uma sacola sustentável. O ganhador foi o aluno Tales Ferreira, do EMTA3.

Prof. Ribamar Batista e Lucas Barros, vencedor do percurso final.

Prof. Ribamar Batista e Lucas Barros, vencedor do percurso final (Foto: Acervo Ribamar Batista)

No último dia da atividade (4/10), a Campanha Use Capacete realizou o percurso final e desafio com perguntas sobre as leis de trânsito para ciclistas e motociclistas com os 4 (quatro) finalistas da 1ª etapa: a) Sidney (do EMTA-3) com o tempo de 41 seg; b) Lucas (do EMTA 2) com 44,14 seg; c) Jean Beirão (do EMTA-2) com 1 min e 10 seg; e d) Edelson Muniz (do EMTA2) com 1 min e 30 seg. A aluna Rosa Maria (do EMTI2) havia sido classificada em 4º lugar, mas desistiu de participar da final. Por conta disso, o aluno Edelson foi convidado para participar. Na final, o vencedor foi o aluno Lucas Barros com o tempo de 24s e ganhou um capacete. Além disso, os/as professores/as Ribamar (coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual), Sidclay (Inglês), Soraya (Coordenadora de Informática) e Elis Regina (Biologia) também participaram do desafio de realizar o percurso.

Na última fase do projeto Ação Legal, no ano de 2013, os grupos prepararão spots sobre as campanhas para serem veiculados na Radiotec, Rádio Escolar do Colégio Técnico de Floriano.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás)

Posted on 1 de Dezembro de 2013, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s