CONCURSO DE REDAÇÃO: Previdência Social

imagemmateria-01-757x1024Em comemoração aos seus 90 anos de existência, o Ministério da Previdência Social (MPS) promove um concurso de redação para alunos/as do Ensino Médio  de todo o Brasil. O tema proposto é “Qual a importância da Previdência Social para o seu futuro?“. A ideia é permitir a expressão participativa dos/as alunos em um assunto que interessa a todos os/as cidadãos/ãs brasileiros/as: a Previdência Social.

O Laboratório de Leitura e Produção Textual participa do concurso por meio do aluno e bolsista Welton de Sousa Batista. Leiam a redação que está concorrendo ao prêmio:

“Previdência social” é um seguro vinculado ao Ministério da Previdência Social que reconhece e concede direitos, apoiando os trabalhadores contribuintes quando impossibilitados de trabalhar. Para isso, disponibiliza benefícios como aposentadoria, pensões e licenças. Compõem também os serviços da previdência o benefício de prestação continuada (BPC – LOAS) que garante aos deficientes e idosos carentes um salário mínimo em reconhecimento aos seus direitos.

Por muito tempo os trabalhadores brasileiros sofreram pela ausência de um plano de seguridade que lhes dessem condições de autonomia nos momentos de velhice e doença. Para modifica-la há 90 anos contamos com um sistema único e igualitário de previdência que contempla as questões sociais. A presença do Estado na proteção de grupos vulneráveis como os deficientes, os trabalhadores rurais e os idosos têm suscitado críticas no mundo globalizado, que deseja a desoneração do Governo e o investimento em estruturas e equipamentos sociais. Contudo, o estado que protege é um Estado forte.

Nesse sentido, o recolhimento da contribuição individual e patronal se torna basilar para a continuidade e manutenção do sistema previdenciário, e de suma importância para os desdobramentos sociais em razão dos benefícios de longo prazo, como a transformação das relações de trabalho. Todavia, há pessoas que não contribuem, por falta de conhecimento ou em razão da precariedade do trabalho. Assim, o Governo tem buscado a melhoria das leis, como a implantação da previdência voluntária para donas de casa; o incentivo à formalização, permitindo aos empregadores domésticos a dedução no imposto de renda de contribuições relativas à parcela patronal, dentre outras.

Dessa forma, planejar desde agora o nosso futuro é também uma política pública, que passa pela melhoria das condições de trabalho e formalização de trabalhadores para que haja a garantia da proteção aos seus direitos. A Previdência Social é o braço do governo que defende uma postura ética da sociedade, que garante após uma vida de muito trabalho, dedicação, a tranquilidade aos cidadãos.  Portanto, ser contribuinte, é mais do que buscar um futuro feliz, é ter acesso à justiça social e lutar por uma sociedade mais digna.

Contamos com a torcida de vocês!

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás)

Posted on 1 de Outubro de 2013, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s