Projeto Ação Legal: 1ª etapa do Ciclo de Atividades e Palestras

Logomarca - Projeto Ação LegalNo período de 12 a 23 de agosto de 2013, o Laboratório de Leitura e Produção Textual realizou a primeira etapa do Ciclo de Atividades e Palestras do projeto Ação Legal, desenvolvido com as turmas de 3º ano de Agropecuária e Informática, que consiste em ações de até 20 minutos, durante o intervalo, para conscientizar a comunidade escolar sobre diversos problemas sociais.

Na abertura do Ciclo, dia 12 de agosto, a campanha Ecobags, por uma vida mais sustentável realizou desfile de sacolas e bolsas feitas com materiais reciclados. Algumas das bolsas apresentadas durante o desfile foram bordadas pela aluna Aliny Santos do EMTA3 e que também faz parte do grupo.

Desfile de sacolas e bolsas feitas com material reciclado.

No segundo dia (13/8), foi realizado o jogo Batata Quente para mostrar os métodos anticonceptivos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No início, o grupo, responsável pela campanha Jovem Prudente, Sexo Consciente, apresentou um vídeo educativo sobre os vários métodos. Em seguida, a equipe convidou alunos/as para participarem da dinâmica que consistia em passar o balão gigante enquanto tocava uma música. Quando parasse, a pessoa que estivesse com o bolão deveria dizer um dos métodos apresentados. Se acertasse, ganharia um pirulito; se errasse, uma camisinha.

DSC01314

Jogo Batata Quente promovido pela campanha DST’s: conhecer para se proteger.

No terceiro dia (14/8), a médica pneumologista Sérgia Beatriz falou sobre o tabagismo e as consequências do consumo de cigarro, bem como sobre as principais doenças. A conversa foi promovida pela campanha Vida Sim, Cigarro Não.

DSC01367

Equipe Vida Sim, Cigarro Não (da esquerda para direita) Célio, Anderson, Edmilson, Elen, Danyelle e Welton com a palestrante, a médica Sergia Beatriz (de branco).

No quarto dia (15/8), o grupo Estudante Sangue Bom convidou o Hemopi (seção Floriano/PI) para explicar sobre a importância da doação de sangue, Neste dia, alunos e professores tiraram dúvidas sobre o processo de coleta de sangue, principalmente, em que circunstância a pessoa pode doar.

DSC01409

Profissionais do Hemopi e a equipe Estudante Sangue Bom (de vermelho).

No quinto dia (16/8), o tema abordado foi as drogas e para promover uma reflexão sobre os efeitos causados por elas, o grupo Por um futuro livre de drogas exibiu um vídeo ilustrativo em que os protagonistas, os próprios membros da equipe e com efeitos de photoshop, mostravam os efeitos físicos devastadores depois do consumo de drogas. A apresentação arrancou várias gargalhadas da plateia, levando-a  ao delírio, porque alunos considerados tímidos na turma de Agropecuária participaram do vídeo.

DSC01424

Exibição de vídeo sobre efeitos do consumo de drogas promovido pela campanha Por um futuro livre de drogas.

No sexto dia (19/8), pela manhã, a campanha DST’s: conhecer para se proteger convidou acadêmicas de Enfermagem do Campus Amilcar Ferreira Sobral para falar sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, apresentaram o aparelho genital feminino para explicar alguns procedimentos. Além disso, mostraram outros métodos contraceptivos e distribuíram folhetos explicativos e camisinhas. Na parte da tarde, o tema era sobre a doação de órgãos. A equipe responsável pela campanha Faça de uma Parte Sua, a Vida de Alguém montou um painel sobre as condições para a doação, os principais órgãos doados, bem como artistas renomados que doaram. Além disso, exibiram dois vídeos sobre a campanha.

DSC01444

Palestra com as acadêmicas de Enfermagem/CAFS sobre métodos contraceptivos.

DSC01471

Equipe Faça de uma Parte Sua, a Vida de Alguém (da esquerda para direita): Jean Rodrigues, João de Deus, Layanne, Amanda, Dayanne, Juçara, Teresa Raquel e o prof. Ribamar, idealizador do projeto.

No sétimo dia (20/9), a campanha Estudante Sangue Bom promoveu, em parceria com o Hemopi, a coleta de sangue. Alguns alunos desejavam participar da coleta, mas foram impedidos em função da idade ou porque não passaram no  exame rápido de dosagem de hemoglobina (hematócito). A ação aconteceu durante todo o dia e coletou 37 bolsas de sangue.

DSC01541

Equipe do Hemopi responsável pela coleta de sangue e alunos (de camiseta vermelho) da equipe Estudante Sangue Bom.

No oitavo dia (21/9), a campanha Obesidade: muito além do peso apresentou vídeo sobre o consumo de produtos calóricos e gordurosos.  Além disso, realizou o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e verificou a pressão arterial dos/as alunos/as participantes.

DSC01572

Cálculo do IMC e aferição da pressão arterial promovido pela campanha Obesidade: muito além do peso.

No nono dia (23/9), a campanha Use Capacete promoveu uma ação que consistia na realização de percurso em menos tempo. Oito alunos/as, voluntariamente, participaram e os quatro melhores foram classificados para a etapa final, a ser realizada em outubro. O/a vencedor/a ganhará um capacete.

DSC01603

Desafio promovido pela campanha Use Capacete.

A segunda etapa do Ciclo de Atividades e Palestras do projeto Ação Legal está prevista para acontecer no mês de setembro, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. Todas as atividades são realizadas no pátio do Colégio Técnico de Floriano/UFPI.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás)

Posted on 2 de Setembro de 2013, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s