Participação em Congresso – Parte 1

DSC00671

Prof. Ribamar Jr e a Profa. Vera Menezes, palestrante do evento e pesquisadora da UFMG.

Nos dias 26 e 27 de junho de 2013, foi realizado o V Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Educacionais (ABEHTE).

Veja a programação e o caderno de resumos do evento.

O coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CTF), Prof. José R L Batista Jr, participou do evento, mas não pode apresentar o trabalho FACEBOOK NA ESCOLA: IDEOLOGIA, LETRAMENTO SE DISCURSOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (relato sobre o projeto Polêmicas em Debate) na sessão coordenada Letramentos, linguagens e facebook: o que temos a aprender?, juntamente com os professores Luiz Fernando Gomes (UNISO), Ana Elisa Novais (IFMG/Ouro Preto) e Jesiel Soares Silva (UFMG), em virtude de manifestação a ser realizada na Universidade. Por conta disso, a organização do evento decidiu por cancelar minicursos e sessões de comunicação coordenada.

Resumo do trabalho:

O ensino médio profissionalizante contempla conhecimentos acadêmicos/profissionais. Isso exige dos docentes dinamicidade/flexibilidade para responder aos anseios dos alunos que desejam, entre outros, concorrer ao ENEM. Uma das ferramentas utilizadas foi o ensino de Língua Portuguesa por projeto cujo enfoque foi o desenvolvimento da argumentação e oralidade. Assim, relatamos o “Polêmicas em Debate” que consistiu na discussão, debate e crítica acerca de temas polêmicos. A metodologia envolveu exibição de filme, construção escrita de argumentos e debate. A cada debate era realizada a divulgação das vivências e dos resultados, no Facebook, que tornou possível a abertura da discussão, da crítica e da expressão aos internautas, criando a ponte entre escola e sociedade. Os resultados apontam para a efetividade do ensino de LP quando atrelado aos usos de leitura e escrita do universo estudantil, entre eles as redes sociais, bem como para a introdução de novos modelos educacionais que privilegiem a crítica e a democracia.

Veja, também, a apresentação do trabalho.

Confira algumas fotos do evento.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás) Apoio: CNPq e Parábola Editorial

Posted on 30 30+00:00 Junho 30+00:00 2013, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s