Participação em Congresso – Parte 1

DSC00671

Prof. Ribamar Jr e a Profa. Vera Menezes, palestrante do evento e pesquisadora da UFMG.

Nos dias 26 e 27 de junho de 2013, foi realizado o V Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Educacionais (ABEHTE).

Veja a programação e o caderno de resumos do evento.

O coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CTF), Prof. José R L Batista Jr, participou do evento, mas não pode apresentar o trabalho FACEBOOK NA ESCOLA: IDEOLOGIA, LETRAMENTO SE DISCURSOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (relato sobre o projeto Polêmicas em Debate) na sessão coordenada Letramentos, linguagens e facebook: o que temos a aprender?, juntamente com os professores Luiz Fernando Gomes (UNISO), Ana Elisa Novais (IFMG/Ouro Preto) e Jesiel Soares Silva (UFMG), em virtude de manifestação a ser realizada na Universidade. Por conta disso, a organização do evento decidiu por cancelar minicursos e sessões de comunicação coordenada.

Resumo do trabalho:

O ensino médio profissionalizante contempla conhecimentos acadêmicos/profissionais. Isso exige dos docentes dinamicidade/flexibilidade para responder aos anseios dos alunos que desejam, entre outros, concorrer ao ENEM. Uma das ferramentas utilizadas foi o ensino de Língua Portuguesa por projeto cujo enfoque foi o desenvolvimento da argumentação e oralidade. Assim, relatamos o “Polêmicas em Debate” que consistiu na discussão, debate e crítica acerca de temas polêmicos. A metodologia envolveu exibição de filme, construção escrita de argumentos e debate. A cada debate era realizada a divulgação das vivências e dos resultados, no Facebook, que tornou possível a abertura da discussão, da crítica e da expressão aos internautas, criando a ponte entre escola e sociedade. Os resultados apontam para a efetividade do ensino de LP quando atrelado aos usos de leitura e escrita do universo estudantil, entre eles as redes sociais, bem como para a introdução de novos modelos educacionais que privilegiem a crítica e a democracia.

Veja, também, a apresentação do trabalho.

Confira algumas fotos do evento.

About labprotextual

Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano da UFPI sob coordenação do Prof. José Ribamar Lopes Batista Júnior. Colaboradora: Prof. Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Goiás)

Posted on 30 de Junho de 2013, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s